AMBIÇÕES


Obras de ANNA DE CASTRO OSORIO

INFELIZES (historias vividas)—Livro de contos.

PARA AS CRIANÇAS (bibliotheca infantil)—Publicaçãomensal illustrada:

Contos tradicionaes portuguezes—7 volumes.

Contos originaes, educativos—2 volumes,(Alma Infantil e As boas crianças).

HOMENAGEM A GARRETT (de collaboraçãocom Paulino de Oliveira)—Opusculocommemorativo do centenario garretteano,edição de luxo.

A BEM DA PATRIA (folhetos de propaganda,distribuição gratuita):

I As mães devem amamentar seus filhos.

UMA MISSÃO DO PADRE GRAINHA, porAlberto Osorio de VasconcellosEdiçãoem livro, feita e apreciada por Anna deCastro Osorio e Paulino de Oliveira.

AMBIÇÕES (romance de costumes).

A PUBLICAR

A VICTIMA (romance em continuação do Ambições).

HOJE E AMANHÃ (revista mensal illustrada,litteraria, scientifica e educativa, sob a direcçãode Anna de Castro Osorio)—A sahirem fevereiro d’este anno.

OS ANIMAES (10.º volume da publicação:Para as crianças)—contos originaes, jáem publicação.


ANNA DE CASTRO OSORIO

AMBIÇÕES

ROMANCE

1903
LIVRARIA EDITORA

Guimarães, Libanio & C.IA
108, Rua de S. Roque, 110
LISBOA


[1]

I

É na botica d’uma villa de provincia, velhoburgo acastellado, orgulhoso dos seus foraes ebrazões como da nobreza que em tempos d’allisahiu e se espalhou pelo reino, deixando fortesraizes na terra, que ainda exporta fidalgos comopodia exportar qualquer mercadoria.

Despoetizada pela moda que tudo confunde ebaralha e pela turba de veraneadores que a procurampara refazerem os pulmões e os nervos,a que os invernos de Lisboa esgotam a energia,é ainda assim das mais typicas e formosas daprovincia.

Afóra dos muros, os campos estendem-se verdes—doverde escuro dos pinheiros, do verdecinzento das oliveiras, do verde brilhante doscastanheiros... de longe em longe, manchas risonhasde pomares, salpicadas de casaes brancos,com recortes de velhos campanarios, fachadasennegrecidas dos antigos solares, e as ermidascaiadas nos cimos dos montes cobrindo comum leve e translucido véo de mysticismo pagãoa hilariante festa da natureza.

[2]

Nada mais proprio, em verdade, para umavillegiatura alegre, do que esse recanto de provincia,—valleameno entre montanhas, com orio cachoando ao fundo, deslisando mais adeanteentre salgueiraes, como assustado da sua propriafúria.

Ha alli de tudo para deleite dos ociosos queno verão passeiam pelas provincias os tedios eas toilettes da moda.

Para os pic-nics, a sombra de velhas arvoresem quintas senhoreaes; o rio, com as madrugadasde pescarias alegres; e lá para setembro acaça a rôdos pelos matagaes da serra; e paracúmulo as estradas bem conservadas pelo interesseque a gente da

...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!