ESTUDO DE GUITARRA,

EM QUE SE EXPOEM

O MEIO MAIS FACIL PARA APRENDER A TOCAR

ESTE INSTRUMENTO:

DIVIDIDO EM DUAS PARTES.

A PRIMEIRA CONTEM AS PRINCIPAES REGRAS DA MUSICA,

E DO ACCOMPANHAMENTO.

A SEGUNDA AS DA GUITARRA;

A que se ajunta huma Collecçaõ de Minuetes, Marchas,Allegros, Contradanças, e outras Peças maisusuaes para desembaraço dos Principiantes: tudo com accompanhamentode Segunda Guitarra.

OFFERECIDO

Á ILLUSTRISSIMA, E EXCELLENTISSIMA

SENHORA D. ANTONIA MAGDALENA

DE QUADROS E SOUSA,

SENHORA DE TAVAREDE.

POR

ANTONIO DA SILVA LEITE,

Mestre de Capella, natural da Cidade do Porto.

_

PORTO,

NA OFFICINA TYPOGRAFICA DE ANTONIO ALVAREZ RIBEIRO,

Anno de M.DCC.XCVI.

Com licença da Mesa do Desembargo do Paço.

Vende-se na mesma Officina na rua de S. Miguel, nas casas N.o 260,e na rua das Flores, na loja de Livros á esquina da travessa do Ferraz.



Interiora amimi penetrat, animumque vehementissime pulsat.


Plato in tertio Reipubl.  



Foi taxado este livro em papel a 1200 reis. Lisboa 15 de Março de 1796.


Com seis Rubricas.  


ILLUT., E EXCELLENT. SENHORA.

O desejo de ser util aos Patricios amantesda Musica, concorrendo com as minhas fracas luzes, alcançadaspelo estudo, e applicaçaõ em que me tenho empregadodesde a infancia; concorrendo, digo, para o approveitamentodos que se deleitaõ com o honesto, e grato prazerque causa esta Arte Scientifica, de que tambem resulta emparte a cultura das grandes Cidades: esse foi o que meobrigou, além de outras Composiçoens, em que tenho trabalhado,a escrever tambem sobre o suave, e harmonicoInstrumento da Guitarra, taõ applaudidaneste tempo, por todos os que sabem deleitar-se com a doçura da harmonia;e o que me anima a dár á luz este breve Opusculo, emque exponho com a possivel clareza as Regras conducentespara aprendello com facilidade; e a applicaçaõ praticadas mesmas nos Minuetes,Marchas, etc. que offereçojuntos: o mesmo desejo he o que igualmente me inspirao arrojo de pertender dar-lhe o valor, que naõ tem,ennobrecendo-o com o Illustre, e Respeitavel Nome deV. Excellencia.

Sim, Illustrissima,e Excellentissima Senhora,naõ he só a reverente, e sincera veneraçaõ com que respeitoa V. Excellencia, como felice Consorte doIllustrissimo, do Sabio, e Zeloso Senador, que com tanto zelo promovea felicidade, e esplendor da minha Patria; e a quemeu sou devedor de memoraveis beneficios: naõ he ainda agloria que me resulta de ser o primeiro, que me lembro deir aos Pés de V. Excellencia com humaofferta scientifica, e que pelo objecto, naõ desmerecerá a Attençaõ doseu Discreto Espirito: naõ saõ estes sentimentos o

...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!