Nota de editor:Devido àquantidade de erros tipográficos existentes neste texto,foram tomadas várias decisões quanto àversão final. Em caso de dúvida, a grafia foimantida de acordo com o original. No final deste livroencontrará a lista de erros corrigidos.

RitaFarinha (Nov. 2008)




BIBLIOTHECA

DE

Classicos Portuguezes

Proprietario e fundador

MELLO D'AZEVEDO






Bibliotheca de ClassicosPortuguezes
Proprietario e fundador―Mellod'Azevedo

(VOLUME LIII)

CHRONICA

DE

EL-REI D. SANCHO II

POR

RUY DE PINA





ESCRIPTORIO
147―Ruados Retrozeiros―147
LISBOA

1906






CHRONICA

DO MUITO ALTO, E MUITO ESCLARECIDO PRINCIPE

D. SANCHO II.

QUARTO REY DE PORTUGAL,

COMPOSTA

POR RUY DE PINA,

Fidalgo da Casa Real, e Chronista Môr do Reyno.

FIELMENTE COPIADA DE SEU ORIGINAL,

Que se conserva no Archivo Real da Torre do Tombo.

OFFERECIDA

Á MAGESTADE SEMPRE AUGUSTA DELREY

D. JOAÕ O V.

NOSSO SENHOR




LISBOA OCCIDENTAL.

Na Officina FERREYRIANA.

M.DCC.XXVIII.

Com todas as licençasnecessarias.





SENHOR


As desgraças do infelicissimo Rei D. Sancho II deste nomesó se podem dalgum modo fazer menos sensiveis vendo-seamparada esta sua brevissima Chronica com o Augusto nome de V.Magestade se entre tantos infortunios quantos foram os que tem padecidoa posteridade da sua fama, póde haver algum genero dediminuição, foi abrevidade, com que todos os Historiadores trataram asacçõesda sua vida, porque até parece que enfastia a memoria dasinfelicidades. Mas como é tanto o esplendor das inimitaveisacções de V. Magestade,bastará a sua protecção Real para queretrocedendo tresseculos encha de gloria aquelle Reinado. A Real Pessoa de V. Magestadeguarde Deos muitos annos como todos os seus vassallos dezejamos.

Miguel Lopes Ferreira.





AO EXCELLENTISSIMO SENHOR

D. Francisco Xavier de Menezes



Quarto conde da Ericeira, do Concelhode SuaMagestade, Sargento mór de Batalha dos seus Exercitos,Deputado da Junta dos Tres Estados, Perpetuo Senhor da Villa daEriceira, e Senhor da de Ancião, oitavo Senhor da Caza doLouriçal,Commendador das Commendas de Santa Christina de Sarzedello, de S.Cipriano de Angueyra, S. Martinho de Frazão, S. Payo deFragoas, de S. Pedro de Elvas, e de S. Bertholameu deCovilhã todas na Ordem de Christo, Academico da AcademiaReal da Historia Portugueza, e um dos cinco Censores della &c.


A benignidade com queV. Excellencia desculpou a minhaconfiança quando procurei o seu amparo para offerecer a SuaMagestade a Chronica del-Rei Dom Affonso III me anima agora a buscarsegu
...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!