NOTICIAS
DE
PORTUGAL

ESCRITAS POR

MANOEL SEVERIM

DE FARIA

CHANTRE, E CONEGO DA SÉ DE EVORA.

Em que se declaram as grandes commodidades, que tem para crescer emgente, industria, commercio, riquezas, e forças militares por mar, eterra, as Origens de todos os appellidos, e Armas das Familias Nobresdo Reyno, as Moedas, que correraõ nesta Provincia do tempo dos Romanosatè o presente, e se referem varios Elogios de Principes, e VaroensIllustres Portuguezes.

Nesta Segunda Impressão acrescentadas,

PELO PADRE

D. JOZÉ BARBOSA

CLERIGO REGULAR, ACADEMICO DO

Numero da Academia Real.

OFERECIDAS

AO MUITO REVERENDO DOUTOR

JOZÉ CALDEIRA

Presbitero do habito de S. Pedro, Prothonotario Apostolico deS. Santidade, Beneficiado na Paroquial Igreja de N. Senhora daPurificaçaõ no Lugar de Sacavem.

Imagem decorativa

LISBOA OCCIDENTAL,

NA OFFICINA DE ANTONIO ISIDORO DA FONSECA.


Anno M. DCC.XL.

Com todas as Licenças necessarias.

Á custa de Manoel da Conceiçaõ Livreiro, vendese na sua Logea na ruadireita do Loreto.


Imagem decorativa

AO MUITO REVERENDO SENHOR DOUTOR

JOZÉ CALDEIRA

PRESBITERO DO HABITO DE S. PEDRO, PROTHONOTARIO Apostolico de S.Santidade, Beneficiado na Paroquial Igreja de N. S. da Purificaçaõ noLugar de Sacavem, &c.

M. R. SENHOR:

Fora acerto a naõ ser eleiçaõ dedicar a V. m. as Noticias dePortugal, que escreveo Manoel Severim de Faria, porque alèm de naõpoderem buscar mais seguro asylo contra a malevolencia dos Criticosmodernos, tem nelle tambem manifesto o motivo para o patrocinio. Porquesendo esta Obra escrita pela elegante penna de hum homem consagradoao Culto Divino, e a quem todo o genero de erudiçaõ, e doutrina fezconhecidamente grande, com bem fundada razaõ devia apparecer novamenteno theatro do Mundo debaixo da protecçaõ de quem lhe fosse semelhanteno Estado, e na Sciencia.

Desta fizera agora o paralello, senão conhecera ser pequeno o campode huma Dedicatoria para tão largo assumpto. Alem de que he escusadopersuadir huma verdade, que facilmente confessaraõ os que attenderemao profundo dos conceitos, ao elevado da discriçaõ, á eloquenciadas vozes, e a utilidade dos argumentos, que V. m. diz, ou propoempara a admiraçaõ universal nos Pulpitos, em que discorre, merecendosigularmente o applauso commum dos ouvintes, por unir com rarafelicidade partes difficeis de encontrar em qualquer Orador. Poderaõfingir os Poetas, que Mercurio com a suavidade do Caduceo atrahiaas Almas daquelle lugar, a que negou fatal passagem o Principe detodos elles: e eu naõ duvida-rey aff

...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!