[Pg i]
OBRAS
DO
V. DE A. GARRETT.
XVII.
(SEGUNDO DOS VERSOS.)[Pg iii]
VERSOS
DO
V. DE ALMEIDA-GARRETT.
II.
LISBOA
NA IMPRENSA NACIONAL
1853.
[Pg v]
No anno de 1828, em Londres, se publicouo primeiro volume dos versos ou ‘poesiasfugitivas’ do Sr. Garrett. Extinguiu-se empouco tempo a edição; mas o auctor, occupadode outros trabalhos e preoccupado de[Pg vi]mais serios cuidados, não tractou nunca depreparar a reimpressão que, entre nacionaese extrangeiros, pediam todos os collectores desuas obras.
Até ao anno de 1841, não lhe foi possivelnem lançar os olhos áquelle modesto volumeque, sob o nome de LYRICA DE JOÃO MINIMO,tam popular o tinha feito, e algumas de cujaspeças ja tinham merecido ser trasladadas naslinguas mais cultas da Europa.
N’esse anno, retirado a descançar no campode grandes fadigas de corpo e de espirito, deuemfim algumas horas de mais lazer a repassaras composições de sua infancia litteraria,e a escolher as principaes das que, em maisfeita edade, lhe tinha arrancado a condescendenciacom amigos, ou a irresistivel inspiração[Pg vii]de algum objecto ou circumstânciada vida que mais o impressionára.
Resmas e resmas de papel lhe vimos destruire queimar ao fazer d’esta escolha. E apezardo desapiedado apuramento, ainda ficouuma collecção copiosa que, entre o ja impressoe o ainda manuscripto, dava materiapara bons quatro volumes.
Infileirou tudo por generos e datas,—algumasdas quaes só estavam na pouco exactareminiscencia do auctor. Mas depois de tentadose desprezados varios methodos, assentouporfim—que dos quatro volumes, ficaria sendoo primeiro essa mesma LYRICA DE JOÃO MINIMO,apenas alterada da primitiva edição deLondres em leves differenças de collocação, eacaso additada com alguma composição juvenil[Pg viii]que o auctor desprezára, mas que reclamavamos seus apaixonados;—que o segundo, sob otitulo de FLORES SEM FRUCTO, conteria o restodas composições lyricas da sua primeira e segundaepocha;—que o terceiro sería destinadoás FÁBULAS E CONTOS, e por appendiceaos poucos sonetos que não intregára ás chammas;—oquarto volume finalmente, com otitulo de FOLHAS CAHIDAS, foi dedicado ásproducções de edade mais madura e que elleconsiderava como os seus ultimos versos.
D’estes quatro volumes assim detalhados,não se tractou todavia por emquanto de darao prelo senão o segundo, as FLORES SEMFRUCTO, que ainda assim só vieram a imprimir-seem 1845.
E nem a popularidade que obteve o livro,[Pg ix]nem o remanso de maiores lidas, que por entãogosou o auctor, o poderam mover a pôr aúltima mão a nenhum dos outros.
Sómente em principios de 1851 entrou naimprensa o primeiro volume, isto é, a segundaedição da LYRICA DE JOÃO MINIMO, eo quarto, isto é, as ...